sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cataplana á Beta


A minha avó materna deu-me um caderninho de receitas quando me casei escrito pela sua própria mão, confesso que tem andado um pouco esquecido mas desde que iniciei este blog tenho o redescoberto, na realidade no nosso dia a dia temos tendência para fazer repetidamente as mesmas coisas e da mesma maneira mas ultimamente tenho me esforçado para mudar isso, cá em casa estão a adorar... Aqui vai uma by Vó Nana

500gr de carne de porco (tipo rojões)
100gr de toucinho entremeado
2dl de vinho tinto
3 dentes de alho
1 cálice de agua ardente
2 folhas de louro
sal
colorau
pimenta
500gr de ameijoas
1 cebola
30 gr de banha
1 colher de sopa de óleo
3 salsichas frescas
50gr de chouriço
1 raminho de salsa
1 limão

Lave as ameijoas e ponha-as em agua e sal de um dia para o outro.
Corte a carne de porco em cubos e o toucinho em pedacinhos, tempere as carnes com o vinho tinto, os alhos picados, a aguardente, o louro, sal, colorau e pimenta, deixe marinar umas horas mexendo de vez em quando para tomar o gosto por igual.
Faça um refogado muito leve com a cebola cortada em rodelas, a banha e o óleo, quando a cebola ficar transparente junte as carnes escorridas e passados uns minutos acrescente a marinada, as salsichas, o chouriço cortados em pedaços as ameijoas escorridas. Mexa de vez em quando e deixe ao lume até a carne estar cozida e o molho apurado, rectifique o sal, sirva enfeitado com salsa picada crua e rodelas de limão.
Bom apetite.

2 comentários:

  1. Essas receitinha devem ser bem especiais...Esta saiu muito bem.

    Bjokas,

    Rita

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha amiga.
    Tenho um selo para ti no meu blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar